No palco com ‘O Kannalha’, consultora alerta para violência contra a mulher em ensaio de verão no Pelourinho



Discurso de Tainara Ferreira reforçou a necessidade de aliados no combate ao machismo estrutural em meio ao aumento de feminicídios nos últimos meses.


Na noite da última quinta-feira (29), durante o ‘Ensaio do Maridão’, do cantor O Kannalha, realizado no Pelourinho, em Salvador, a consultora em relações étnico-raciais e de gênero Tainara Ferreira foi convidada a subir ao palco para discursar sobre a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher


A participação da especialista integrou uma ação da Secretaria Estadual de Proteção às Mulheres (SPM), em meio ao cenário alarmante de crescimento dos casos de agressão física e psicológica, culminando no aumento de feminicídios registrados no país. A atriz Edvana Carvalho também participou da iniciativa, recitando um poema que emocionou o público presente.


Ao lado do artista dono do hit ‘O baiano tem o molho’, Tainara destacou a importância de discutir o tema em espaços de grande visibilidade e ressaltou a necessidade de aliados na luta pela proteção das mulheres e pelo rompimento da cultura de violência machista.


Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher sim! Precisamos nos conscientizar. Não dá para ir dia 2 saudar Iemanjá, e não respeitar as mulheres. A cultura do machismo, do patriarcado, mata todos os dias, e é por isso que precisamos lutar contra o feminicídio. Até porque o principal ingrediente do molho baiano é o respeito!”, afirmou ao público.


Consultora de letramento racial e de gênero, bacharelanda em Estudo de Gênero e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tainara Ferreira atua de forma ativa e contínua na promoção de debates sobre direitos das mulheres, enfrentamento às desigualdades e combate às violências estruturais, levando essas pautas para espaços educacionais, institucionais e culturais.


Após o convite, a especialista agradeceu ao cantor pela oportunidade de tratar de um tema que faz parte de sua atuação profissional cotidiana, destacando o poder da arte como ferramenta de transformação social.


Sem palavras para o que vivi! Acredito demais no poder da música, especialmente do nosso pagodão baiano. Subir ao palco com um artista tão incrível quanto O Kannalha para falar sobre o que combato diariamente é, acima de tudo, um presente de Nkisi. Danrlei, obrigada por ser um aliado real e apoiar nosso trabalho”, declarou.


Em publicação nas redes sociais, O Kannalha também comentou a participação de Tainara, elogiando sua fala e reforçando a importância da mensagem levada ao público durante o show.


Muito obrigado pela sua presença, com uma fala tão linda, potente e importante. Você foi gigante! O ingrediente do molho é o respeito”, escreveu o artista, ressaltando a fala da consultora durante o show.


Sobre Tainara Ferreira


Baiana de Salvador, além da graduação a ser realizada no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), a consultora também é formada em Artes pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, pesquisadora e especialista no campo  de letramento racial e decolonialidade. 


Ao longo dos últimos anos, tornou-se uma das vozes mais ativas no debate público sobre raça, gênero, identidade e desigualdades estruturais no Brasil. É coautora do livro ‘O Futuro das Novas Masculinidades’ (Editora BOC) e palestrante em eventos nacionais e internacionais, incluindo o Fancy Africa, em Moçambique. 


À frente da Deiyi Desconstruir, empresa especializada em consultoria de diversidade inclusiva fundada e gerida por ela, Tainara também desenvolve projetos de formação voltados para instituições públicas e privadas, já ministrando jornadas de formação para Anistia Internacional, Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Fundo Agbara e Polícia Militar da Bahia, sempre com foco em letramento racial, educação e narrativas decoloniais.

Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Bruno Reis prestigia festa de Iemanjá durante entrega do presente

Notícias relacionadas