O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador deu mais um passo importante no cronograma de implantação. O trem modelo URBOS 3, reconhecido mundialmente pela eficiência e conforto, encontra-se em fase final de ajustes técnicos e já recebeu pintura e plotagem com identidade visual em homenagem ao Subúrbio Ferroviário e à Bahia.
Fabricado pela espanhola CAF, o URBOS 3 é considerado um dos melhores modelos do mundo, com presença em mais de 50 países. Cada composição terá sete vagões, 45 metros de comprimento e capacidade para transportar até 400 passageiros, alcançando velocidade de 70 km/h com energia elétrica limpa.
De acordo com o cronograma, os testes estáticos começam em dezembro deste ano e, em seguida, os testes dinâmicos nos trilhos de Salvador. A expectativa é que a população comece a utilizar o sistema no segundo semestre de 2026.
Além da modernidade, o VLT está sendo adaptado para atender às demandas locais, com espaço para que marisqueiras e pescadores do Subúrbio possam transportar seus produtos de forma adequada e segura. O modal promete transformar a mobilidade urbana, oferecendo mais conforto, rapidez e qualidade de vida para milhares de moradores da capital e Região Metropolitana.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT será integrado ao metrô, contará com 40 km de trilhos, 42 paradas, Wi-Fi gratuito em estações, catracas automáticas e câmeras com inteligência artificial, consolidando-se como um dos maiores projetos de mobilidade urbana em execução no Brasil.
Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Busca e apreensão contra advogado que tentou soltar chefe do BDM com alvará falso